• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Em acordo judicial, MPT garante prioridade de contratação de cooperativas para coleta seletiva em Novo Lino

Em acordo judicial, MPT garante prioridade de contratação de cooperativas para coleta seletiva em Novo Lino

Organizações de catadoras e catadores terão preferência para realização da coleta, tratamento e processamento de todo resíduo sólido reciclável e reutilizável gerados no Município

Maceió/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas firmou com o Município de Novo Lino um acordo judicial que garante a prioridade na contratação de associações ou cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis para realização do serviço de coleta seletiva. O acordo foi homologado pela 1ª Vara do Trabalho de União dos Palmares no início de maio. 

Segundo o termo firmado, as organizações de catadoras e catadores terão preferência para realização da coleta, tratamento e processamento de todo resíduo sólido reciclável e reutilizável gerados em Novo Lino. Eles deverão ser remunerados pelos serviços e ter o apoio da operacional da Prefeitura do Município.

Deverá haver previsão orçamentária e de repasses financeiros para viabilização do trabalho das associações ou cooperativas, de acordo com os preços de mercado, incluindo o custo da mão-de-obra individual nos termos da legislação vigente.

Pelo Ministério Público do Trabalho, assinou o termo a procuradora Cláudia Soares, autora da ação civil pública contra o Município de Novo Lino por irregularidades trabalhistas, que culminou no acordo judicial homologado.

Apoio operacional

Como forma de apoio à operacionalização ao serviço de coleta, a Prefeitura deverá aparelhar a cooperativa local (COOPNOL) com a destinação de balança, prensa e duas bicicletas com gaiola em metal adaptada.

Também haverá a disponibilização de veículo, uma vez por semana, à cooperativa para auxílio na realização do trabalho de coleta de resíduos nas áreas não planas da cidade.

O Município de Novo Lino se comprometeu ainda a realizar o levantamento de todos os catadores e catadoras de materiais recicláveis e de seus familiares, inserindo-os no cadastro único (CadÚnico) do Governo Federal no campo próprio (catador) e como público prioritário.

A Prefeitura providenciará os documentos de identificação pessoal dos cadastrados exigidos por lei (catadoras e catadores e familiares) a cargo do Município, como certidão de nascimento, cédula de identidade, Cadastro de Pessoa Física e as segundas vias de documentos extraviados. O objetivo é promover a cidadania dos trabalhadores(as) beneficiários.

Educação ambiental

Para engajar a comunidade nas atividades de sustentabilidade socioambiental, a Prefeitura de Novo Lino implementará campanha permanente de Educação Ambiental (formal e não formal) para toda a população. A ideia é que todos separem corretamente o resíduo reciclável e o resíduo orgânico na fonte geradora (domicílios, empreendimentos comerciais e industriais).

Um dos propósitos registrados no acordo é de “que o trabalho realizado pelas catadoras e catadores de materiais recicláveis tenha a sua importância devidamente reconhecida por toda a população, com periodicidade mínima semestral e mediante comprovação documental, nos meios televisivos, rádios e jornais”.

Segurança para trabalho de garis

O acordo judicial também previu condições para garantir a saúde dos trabalhadores que ocupam a função de gari. Nesse sentido, a Prefeitura de Novo Lino deverá fornecer e exigir o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos trabalhadores.

Os EPIs deverão estar adequados ao risco laboral e em perfeito estado de conservação e funcionamento, em conformidade com as normas regulamentares de segurança do trabalho. Entre os equipamentos previstos no acordo, encontram-se fardamento, vestimenta impermeável para proteção contra intempéries, botas, luvas em raspa de couro para proteção das mãos em face de objetos perfurocortantes, óculos de proteção, máscaras e protetor solar.

Prazos e multa

A maioria das obrigações previstas no acordo judicial têm prazos que variam de 90 a 360 dias. Em caso de descumprimento, incidirá multa no valor de R$ 20 mil por obrigação e por mês de desrespeito ao termo firmado. Os valores serão renovados a cada constatação.

O valor da multa será atualizado com base no índice de correção das dívidas trabalhistas utilizado pela Justiça do Trabalho. A data de incidência da atualização será o dia 2 de maio, data de celebração do termo.

Imprimir