Estudantes da Seune visitam MPT e conhecem atuação da instituição na proteção das garantias trabalhistas
Maceió/AL – Cerca de 50 estudantes de Direito da faculdade Seune tiveram um dia de aula diferente e bastante produtivo, na manhã desta terça-feira (02). Os alunos fizeram uma visita à sede do Ministério Público do Trabalho, no bairro de Jatiúca, e conheceram um pouco da atuação da instituição na proteção da garantia dos direitos trabalhistas.
Durante um bate-papo descontraído, o Procurador do Trabalho Rafael Gazzaneo expôs aos estudantes as principais irregularidades que o MPT constata no mundo do trabalho. Um dos temas bastante discutidos no encontro foi a prática do assédio moral no trabalho e suas consequências.
Os alunos ainda aprenderam quais são os procedimentos executados pelo MPT para buscar a solução de irregularidades, a exemplo de realização de audiências, assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta e ajuizamento de Ações Civil Públicas. Boa parte dos estudantes ainda teve a oportunidade de saber, na prática, como uma audiência é realizada.
Para o Procurador Rafael Gazzaneo, a visita aproxima a comunidade acadêmica das ações realizadas pelo MPT e, ao mesmo tempo, revela a importância dos estudantes de Direito conhecerem, na prática e na teoria, o desenvolvimento das atividades institucionais e a forma como essas atividades são direcionadas em prol da sociedade.
A professora de Direito Coletivo do Trabalho da Seune, Lívia Lemos, acompanhou a visita e ressaltou a importância em levar o conteúdo da atuação do MPT para os estudantes. “Um dos assuntos do conteúdo da disciplina são as atribuições do Ministério Público do Trabalho, tendo em vista a sua atuação na área dos direitos coletivos transindividuais. Então eu os trouxe aqui para que possam verificar, na prática, como essa atuação funciona”, frisou.