Arapiraca receberá 2ª edição da “Corridinha para o Futuro” no dia 24/2
A cidade de Arapiraca receberá, no próximo dia 24 de fevereiro, a 2ª edição da “Corridinha para o Futuro”. A iniciativa do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL) e do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19) , tem o objetivo de incentivar a prática esportiva como uma possibilidade de transformação para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, além de promover a ampliação da visibilidade de combate ao trabalho infantil.As atividades acontecerão a partir das 14h30, no Lago da Perucaba.
A corrida terá a participação de cerca de 200 crianças de comunidades vulneráveis da região, inscritas previamente com apoio da Organização da Sociedade Civil Manoel Teles Solidário e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Arapiraca (CMDCA). O evento conta com apoio do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas (Fetipat).
Também são apoiadores desta edição da Corridinha para o Futuro, o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Arapiraca. A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria) levará a estrutura do Mundo Cria, na qual serão disponibilizados serviços como cadastro no Cartão CRIA, atividades de psicomotricidade, recreação, distribuição de kits odontológicos, entre outras dinâmicas. Já a Prefeitura levará o programa Viver Melhor, com ações de mutirão de limpeza e iluminação, recreação, lanches saudáveis e premiação para os participantes da corridinha.
Para a procuradora do Trabalho Cláudia Soares, vice-coordenadora da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes do MPT, a Corridinha para o Futuro é um projeto que visa à sensibilização e mobilização da sociedade, especialmente de comunidades mais carentes, acerca da necessidade de se combater o trabalho infantil. “Buscamos mostrar os seus malefícios, que podem gerar consequências irreversíveis por toda a vida”, complementou.
A procuradora lembra que durante a Corridinha, o MPT também levará um importante serviço à comunidade: o cadastramento de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no “Projeto Contrate!”. O cadastro servirá para inclusão dos adolescentes em programas de aprendizagem profissional. “É mais uma forma de a Corridinha levar cidadania para a comunidade”, afirmou a procuradora Cláudia Soares.
De acordo com o juiz do Trabalho Emanuel Holanda, um dos gestores do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no TRT, a iniciativa é fruto de uma parceria entre Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. “No ano passado, realizamos a primeira edição na Orla Lagunar do Vergel do Lago, em Maceió, e foi um sucesso. Nosso objetivo é mostrar para a sociedade que o importante pra criançada é se divertir, correr, brincar e estudar, dizendo não ao trabalho infantil”, afirmou.