MPT, MPE e Governo do Estado são apresentados a curso do Senai de pré-qualificação de aprendizes
Projeto Aprender deve beneficiar adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social, em especial, egressos do sistema socioeducativo
Maceió/AL - Em Alagoas, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Estadual (MPE) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), foram apresentados ao Projeto Aprender, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A apresentação ocorreu nesta quarta-feira (17), no prédio-sede da Casa da Indústria, em Maceió.
MPT, MPE e Seprev se interessaram pela proposta do projeto do Senai e pretendem implementá-lo numa turma de pré-qualificação para programas de aprendizagem profissional destinados a adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social, em especial, os egressos do sistema socioeducativo.
A articulação decorreu da necessidade de melhorar a base de conhecimento dos candidatos a postos de aprendizes num momento anterior ao ingresso nos programas de aprendizagem. Assim, eles poderão ter mais chances de serem contratados ao final e atender melhor as demandas de quem os contrata.
“A ideia é que o Projeto Aprender desenvolva as habilidades e competências necessárias para que os adolescentes, que se encontrem em uma situação de vulnerabilidade ou risco social, consigam preencher as lacunas deixadas ao longo da sua vida escolar, possibilitando um melhor aproveitamento nos programas de aprendizagem ofertados pelas entidades formadoras, em especial, pelo próprio Senai. É um projeto transformador”, disse a procuradora do MPT/AL Cláudia Soares, titular regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
O Aprender
O Projeto Aprender do Senai é um curso livre com abordagem híbrida (autoinstrucional e momentos síncronos) voltado para resgatar o aprendizado do adolescente e do jovem nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
A ideia é melhorar o domínio do candidato a aprendiz em matérias como ortografia, acentuação, pontuação, interpretação de texto, números e operações, grandezas e medidas, tratamento da informação e estruturas lógicas, dentre outros assuntos.