• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Prêmio MPT na Escola: prazo para inscrição na etapa estadual é prorrogado

Prêmio MPT na Escola: prazo para inscrição na etapa estadual é prorrogado

Instituições de ensino poderão enviar trabalhos até o dia 11 de agosto

Maceió/AL – O Ministério Público de Trabalho (MPT) em Alagoas prorrogou para o dia 11 de agosto o prazo de inscrição na etapa estadual do Prêmio ‘’MPT na Escola’’. Com a mudança, os interessados terão, a partir desta terça-feira (1), mais dez dias para postagens dos trabalhos na internet e entregarem as mídias à organização do evento. 

O prêmio faz parte do Projeto Resgate a Infância do MPT, que visa ampliar o debate sobre trabalho infantil e aprendizagem profissional. Por meio de um concurso artístico, o estudante pratica o protagonismo da expressão sobre os dois temas, conscientizando-o da sua condição de criança e adolescente em relação ao mundo do trabalho. Educadores e família colaboram no processo. As categorias do prêmio são Conto, Desenho, Música e Poesia.

Só na edição do ano passado, 30 crianças e adolescente foram premiados na etapa estadual por seus trabalhos artísticos. Estudantes de escolas de Maceió, União dos Palmares e Campo Alegre se destacaram também por receberem prêmios na etapa nacional do MPT na Escola.

Confira aqui o regulamento estadual e aqui a retificação do prazo para inscrição da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola, que, em 2023, terá como tema "A Escola no Combate ao Trabalho Infantil".

As três etapas da premiação

Na etapa municipal (local) do Prêmio MPT na Escola, a seleção e a inscrição dos trabalhos ficarão a cargo da Secretaria de Educação responsável pela escola participante. Se a unidade de ensino for municipal, a responsabilidade caberá à Secretaria Municipal de Educação. Se a unidade de ensino for estadual, compete à Secretaria Estadual de Educação, que deverá organizar a premiação separadamente por município.

O MPT sugere a realização de atividade de encerramento da etapa local na semana em que se realizam atividades relacionadas ao Dia Mundial e Nacional de Combate o Trabalho Infantil, celebrado no 12 de junho. O evento pode ser uma das ações da agenda estratégica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Os trabalhos que obtiverem o primeiro lugar em cada categoria na etapa local poderão ser inscritos, limitadamente a um trabalho por categoria por Secretaria de Educação, na etapa estadual (regional). A inscrição para esta fase devia ocorrer inicialmente até o dia 4 de agosto, mas teve o prazo prorrogado para o próximo dia 11.

Uma comissão julgadora, instituída pelo MPT em Alagoas, avaliará os trabalhos da etapa regional. A divulgação dos vencedores deve se tornar pública até o dia 1º de setembro deste ano. A composição da comissão contará com a participação de, no mínimo, uma criança ou um adolescente.

Por fim, os trabalhos que obtiverem o 1º lugar, em cada categoria do prêmio na etapa estadual serão inscritos na etapa nacional. O anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 12 de outubro.

Imprimir