Procurador do MPT realiza palestra sobre organização e segurança do trabalho em usina de São Miguel dos Campos
Rodrigo Alencar mostrou como empresa pode agir para evitar acidentes no meio ambiente laboral
Maceió/AL – Convidado da 27ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Usina Caeté, o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas Rodrigo Alencar ministrou, a palestra “Organização e Segurança do Trabalho” na abertura do evento. A exposição foi realizada para 70 gestores e funcionários da empresa, com sede no Município de São Miguel dos Campos.
Titular regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT), o procurador alertou que os acidentes laborais são consequências da organização do empregador em relação às condições trabalhistas oferecidas aos empregados: “Enquanto existir o raciocínio simplista de que o acidente de trabalho decorreu única e exclusivamente de um erro humano, não iremos conseguir prevenir os acidentes de trabalho.”
“Todos os eventos sobre saúde e segurança no trabalho são extremamente importantes porque é o momento em que a organização faz uma reflexão sobre o tema, podendo apurar e pensar melhor sobre as formas de abordar o tema e de traçar novas políticas e novos hábitos de prevenção dos acidentes de trabalho”, completou o procurador do MPT.
Para Alencar, o cuidado com os trabalhadores vai além dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa. Trata-se de uma responsabilidade de todos: “Desde o trabalhador com a função mais elementar ao presidente da empresa. É um compromisso, obrigação e dever geral dos integrantes da empresa, e assim tem que ser abordado”, finalizou.
Na ocasião, o diretor administrativo da Caeté, Paulo Couto, agradeceu a presença do procurador, ressaltando a importância dessa interação com o MPT. “Já travamos algumas discussões no âmbito administrativo e judicial. Essa aproximação permitirá que a gente busque sempre o melhor, promovendo o desenvolvimento do ambiente de trabalho com segurança”, disse.
O diretor agroindustrial, Luiz Magno Brito, assinalou que a questão cultural está presente na sociedade e se faz necessário um repensar sobre inúmeros conceitos: “Vejo na cidade pessoas que não respeitam as leis de trânsito e sem utilizar os EPIs [equipamentos de proteção individual]. Temos um grande problema cultural para vencer e mudar a consciência de todos nós diariamente.”
A 27ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Usina Caeté ocorre quando se celebra o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, no dia 27 de julho. A palestra de abertura do procurador do MPT Rodrigo Alencar ocorreu na segunda-feira (25).