• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • MPT identifica irregularidades trabalhistas em canteiro de obras da Prefeitura de Maceió

MPT identifica irregularidades trabalhistas em canteiro de obras da Prefeitura de Maceió

Empresa contratada para construção de creche no bairro Ouro Preto expõe trabalhadores a riscos de acidente fatal e deixa de assinar carteira de trabalho de funcionários

Maceió/AL – Após receber denúncias de irregularidades trabalhistas, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas inspecionou, na sexta-feira (30), o canteiro de obras de uma creche em construção na Rua Boa Vista, bairro Ouro Preto, Maceió. Na ocasião, o MPT identificou o uso de betoneiras sem aterramento elétrico e a presença de funcionários sem Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada, o que configura trabalho clandestino.

O MPT orientou a construtora Terra Nordeste, contratada pela Prefeitura de Maceió para realização das obras, a suspender imediatamente o manuseio dos aparelhos. Além de garantir a segurança dos trabalhadores diante do maquinário, a empresa também terá de oferecer equipamentos de proteção individual e coletiva para os funcionários da construção, que estavam sem luvas e fardamentos adequados ao serviço.

Procurador do MPT Rodrigo Alencar realiza inspeção em obras de creche da Capital (Foto: MPT/AL)
Procurador do MPT Rodrigo Alencar realiza inspeção em obras de creche da Capital (Foto: MPT/AL)

“Nós queremos que a construtora torne seguro o meio ambiente de trabalho e assim evite acidentes que ameacem a vida dos trabalhadores. Sabemos que essa não é a primeira vez que a empresa opera aparelhos com riscos elétricos, daí a necessidade de chamar a atenção das partes envolvidas, inclusive o poder público contratante, para mudança de postura”, frisou o procurador do MPT Rodrigo Alencar, que instaurou inquérito civil para acompanhamento do caso.

A saúde e segurança dos trabalhadores e o trabalho clandestino serão temas de audiência que o MPT realizará com a construtora e a Prefeitura de Maceió. Alencar também deve apurar, no curso do inquérito, denúncias de que a construtora descumpre outras normas trabalhistas, como atraso no pagamento de salários, desconsideração de adicional noturno e não recolhimento de contribuição previdenciária e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Inspeção no local identificou uso de aparelhos elétricos em condições inadequadas (Foto: MPT/AL)
Inspeção no local identificou uso de aparelhos elétricos em condições inadequadas (Foto: MPT/AL)

Para tanto, o MPT requisitou à Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRTb/AL) a atuação com urgência de auditores fiscais do trabalho sobre a empresa e o canteiro de obras da futura creche, diante da gravidade das irregularidades encontradas.

Imprimir