Procurador do MPT fala de assédio moral no ambiente de trabalho em evento da Sefaz/AL
Rodrigo Alencar correlacionou temática com Lei Geral de Proteção de Dados no 5º Fórum de Compliance e Integridade
Membro titular da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas, Rodrigo Alencar foi um dos palestrantes convidados para o 5º Fórum de Compliance e Integridade, promovido pela Secretaria do Estado da Fazenda de Alagoas, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Alagoas, na quinta-feira (14). Na ocasião, o procurador do MPT falou sobre assédio moral no local de labor.
Outro palestrante convidado foi o gerente sênior de Cyber Security & Privacy na Capmergini, Ricardo Godoy, que falou sobre os principais desafios e as melhores práticas de governança, legais e técnicas que devem ser adotadas no processo de adequação às regras estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para o procurador do MPT, a experiência de juntar os temas de proteção de dados com assédio moral é interessante, visto que os dados pessoais podem ser usados para a prática do assédio, já que são questões que dizem respeito à intimidade do trabalhador.
“Bastante produtivo essa conjugação dos temas. A participação dos ouvintes foi muito significativa, trazendo casos concretos para serem discutidos, de como abordar, de como deve ser tratado cada situação. Agradeço o convite e parabenizo a Sefaz por proporcionar este debate. Eu saio daqui muito satisfeito e com a esperança de haver contribuído para o conhecimento de todos”, ressaltou Alencar.
Para o assessor especial de Ética e Compliance da Fazenda, Rodrigo Bittencourt Miranda, esta edição foi uma das melhores desde a criação do Fórum. “Nós tivemos uma participação massiva do público, tanto na presença quanto no momento de debate. A arrecadação de alimentos também foi ótima e acredito que poderemos ajudar mais de uma instituição com a quantidade doada”, comemora.
O Fórum de Compliance e Integridade acontece mensalmente, com a presença de especialistas da área de todo o Brasil. A ideia é debater conceitos de conformidade com leis e regulamentos externos e internos voltados ao setor público, além do fomento às condutas éticas.
Com informações da Ascom Sefaz/AL