• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Destaque nacional: pelo segundo ano consecutivo, escolas de União dos Palmares e Maceió vencem Prêmio MPT na Escola

Destaque nacional: pelo segundo ano consecutivo, escolas de União dos Palmares e Maceió vencem Prêmio MPT na Escola

Municípios levaram, ao todo, 10 prêmios que incluem o 1º lugar em duas categorias; objetivo do concurso é premiar os trabalhos produzidos por alunos da rede municipal de ensino de todo o país sobre os temas do combate ao trabalho infantil e da aprendizagem profissional

Maceió/AL – Pelo segundo ano consecutivo, os municípios alagoanos de União dos Palmares e Maceió encabeçaram a lista de vencedores do prêmio nacional MPT Na Escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com secretarias municipais de educação. Com foco nos temas “combate ao trabalho infantil” e “aprendizagem profissional”, o prêmio da edição 2019 abrangeu cinco categorias e contou com a participação de alunos do ensino fundamental de nove estados.

A Escola Laura Pereira da Silva, em União dos Palmares, conquistou o 1º lugar nacional na categoria Conto, enquanto a Escola Padre Donald R. Macgillivray, também em União, foi 1ª colocada na categoria Desenho – ambas do Grupo 2, que compreende alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No mesmo grupo, o município foi 5º colocado na categoria Música, com a Escola João Costa de Oliveira; 6º colocado na categoria Curta-metragem, com a Escola Joaquim Gomes de Araújo; e venceu em 6º lugar na categoria Poesia, representado pela Escola Maria Mariá de Castro Sarmento. A Escola Padre Donald R. Macgillivray ainda levou a 3ª colocação na categoria Curta-metragem e a Escola Salomé da Rocha Barros foi 7ª colocada na categoria Desenho, ambas do Grupo 1 – formado por alunos do 4º e 5º anos.

Já o Município de Maceió venceu a premiação nacional em três categorias, com trabalhos produzidos por alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental. O município conquistou o 2º lugar na categoria Música, com a Escola Pedro Suruagy; venceu em 5º lugar na categoria Poesia, representado pela Escola Audival Amélio da Silva; e foi 6º colocado na categoria Conto, com a Escola João Feitosa.

Responsável por coordenar o projeto em Alagoas, a procuradora do MPT e titular da Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Virgínia Ferreira, afirmou que o resultado da premiação mostra a importância de levar às salas de aula, de forma preventiva e lúdica, a conscientização sobre um tema que pode mudar o destino de milhares de crianças e adolescentes no estado, onde ainda há altos índices de trabalho infantil.

“Foi uma imensa satisfação receber o resultado da premiação nacional, em que nossas crianças foram destaque com seus trabalhos artísticos e culturais. A cada dia nos surpreendemos com a criatividade e a dedicação dos alunos, e com o empenho dos professores e coordenadores das escolas municipais que abraçaram o projeto MPT na Escola, o qual busca combater o trabalho infantil, conscientizar a todos acerca de seus malefícios, ao mesmo tempo, valorizando os potenciais de cada um e fazendo com que vivam a infância de forma plena”, disse a procuradora.

No próximo dia 4 de novembro, às 10h, o Ministério Público do Trabalho realiza audiência com o objetivo de ampliar o Prêmio MPT na Escola para outros municípios de Alagoas. Além de Maceió, União dos Palmares, Murici e Maragogi, que já participam do projeto, o MPT quer ampliar a iniciativa para os municípios de Marechal Deodoro, Rio Largo, Pilar, Barra de São Miguel, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Arapiraca, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa e Feira Grande.

Acesse aqui o resultado do prêmio.

O projeto

O Prêmio MPT na Escola integra um dos eixos do Projeto Resgate a Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, e tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. O prêmio busca reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Em Alagoas, o MPT iniciou as ações do projeto em maio de 2018, quando apresentou a professores e coordenadores pedagógicos de escolas de Maceió, Maragogi, Murici e União dos Palmares as orientações necessárias sobre como abordar o tema trabalho infantil em sala de aula. Para a edição de 2020, o objetivo do MPT é ampliar a participação de escolas de outros municípios nas ações educativas de prevenção e combate ao trabalho infantil.

Imprimir