Adir de Abreu é nomeada nova Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Alagoas
Formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Adir completa 14 anos de trabalho no MPT, em abril de 2015; compromisso da Procuradora é dar continuidade às ações eficientes de proteção aos direitos do trabalhador e manter uma boa política de gestão junto aos servidores
Maceió/AL – Depois de ocupar por dois anos o cargo de substituta na chefia do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas, a Procuradora do Trabalho Adir de Abreu é a nova Procuradora-Chefe da instituição. Adir assume a vaga antes ocupada pela Procuradora Virgínia Ferreira.
A nomeação de Adir de Abreu foi divulgada no dia 27 de novembro, em Portaria publicada no Diário Oficial da União. Natural de Florianópolis, Adir formou-se em Direito em 1987, pela Universidade Federal de Santa Catarina, exerceu seu primeiro emprego no setor jurídico de sindicatos e atuou por 13 anos como advogada trabalhista. A carreira profissional de Adir no Ministério Público do Trabalho teve início na Procuradoria do Trabalho em Alagoas, quando passou cerca de quatro anos na sede em Maceió. Após esse período, a Procuradora trabalhou pelo MPT em Joinville - Santa Catarina - e depois de quase cinco anos voltou a Alagoas. Em abril de 2015, Adir de Abreu completa 14 anos no Ministério Público do Trabalho.
O principal objetivo da nova Procuradora-Chefe do MPT é dar continuidade a ações eficientes que foram realizadas pela Procuradora Virgínia Ferreira, segundo explicou Adir. “A doutora Virgínia realizou uma excelente administração, voltada para dar visibilidade às ações realizadas para garantir o respeito aos direitos do trabalhador. Ela atuou pelo nome da instituição, conseguiu criar uma boa relação com demais instituições que promovem o Direito do Trabalho e realizou uma excelente gestão com os servidores, o que contribuiu para que nosso trabalho fosse realizado como esperado. É com esse mesmo foco que atuarei frente ao MPT”.
A nova Procuradora-Chefe do MPT já conduziu processos trabalhistas contra grandes empresas, mediou audiências para reconduzir salários atrasados de empregados, atuou no combate ao trabalho infantil no interior do estado e criou o fórum que debate o meio ambiente de trabalho em Alagoas. A Procuradora do Trabalho também é titular da Coordenadoria do Trabalho Portuário e Aquaviário (CONATPA) e suplente da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho. Adir ainda é coordenadora regional do MPT Socioambiental, um projeto nacional do MPT que busca adotar boas práticas de sustentabilidade entre seus servidores.
Também integram a nova gestão do MPT em Alagoas os Procuradores do Trabalho Rafael Gazzaneo Junior e Rodrigo Alencar.