MPT/AL e Sebrae/AL promovem seminários sobre gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade
Eventos serão realizados nos dias 28/11 e 06/12 em Arapiraca e Maceió, respectivamente, com a presença de gestores públicos e cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis
Maceió/AL - O Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) reunirão poder público e sociedade civil organizada para debaterem gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade. Serão dois seminários sobre o tema. O primeiro em Arapiraca, nesta terça-feira (28), e o segundo em Maceió, no dia 6 de dezembro. As entradas para os dois eventos são gratuitas, com inscrição online.
Em Arapiraca, o público-alvo são representantes da Administração Pública e da cadeia produtiva da reciclagem de municípios do Agreste e Sertão. O seminário será realizado a partir das 8h30, na Agência Sebrae, localizado na Rua Engenheiro Godilho de Castro, 80, Centro.
Na ocasião, estarão presentes o procurador-chefe do MPT/AL, Rafael Gazzaneo e a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae/AL e gestora do Projeto Reciclados em Alagoas, Agda França, que está à frente da organização dos eventos. Também confirmaram presença representantes do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR) e do Governo do Estado de Alagoas.
“A política de coleta seletiva a ser implantada resultará em claros benefícios para o meio ambiente e para o próprio município, que poderá redirecionar parte do chamado lixo urbano para a ampliação da renda de um segmento da população que sobrevive da comercialização desses materiais. A iniciativa também resultará em economia gerada para o próprio município, que diminuirá a quantidade de lixo urbano transportado para o aterro sanitário”, disse o procurador-chefe.
E completou: “A participação dos gestores públicos e das entidades envolvidas nas tratativas é fundamental para a busca do objetivo comum de valorizar o trabalho de cooperadas e cooperados. Além de gerar renda para os trabalhadores e suas famílias, a coleta seletiva causará inúmeros benefícios para o meio ambiente, uma vez que os resíduos que seriam descartados na natureza serão reaproveitados”.
O evento da próxima terça-feira terá duas palestras e uma roda de conversa. As exposições abordarão a importância da sustentabilidade na cadeia produtiva da reciclagem e a experiência de gestão de resíduos sólidos no Município de Coruripe, tratada como caso de sucesso na implantação da coleta seletiva municipal. Já na roda de conversa, os representantes do MPT/AL, Sebrae/AL, MNCR e Governo Estadual falarão sobre suas perspectivas sobre a temática do seminário.
Agda França explica que a programação faz parte do fechamento das ações do projeto em 2023. A proposta traz para os catadores de materiais reciclados e gestores públicos ligados a pauta da destinação correta dos resíduos sólidos, informações que vão inspirar e nortear os trabalhos para 2024.
“Os cases, as experiências de cada grupo, servem como inspiração para todas as iniciativas nos demais municípios alagoanos. Nosso papel é fazer com que a política pública de resíduos sólidos seja uma prática dos pequenos negócios e que a cultura da reciclagem possa ser rotina na vida da sociedade alagoana. É um evento para o catador e para todos os profissionais que apoiam direta e indiretamente esses grupos tão dedicados, que lutam diariamente para fazer o melhor pelo meio ambiente”, destaca
No dia 6 de dezembro, o formato do seminário se repete, dessa vez na Agência Sebrae da Capital, localizada na Rua Doutor Marinho de Gusmão, 46, Centro. O evento de Maceió também terá início às 8h30.
Inscreva-se gratuitamente aqui no Seminário Gestão de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (Arapiraca).
Inscreva-se gratuitamente aqui no Seminário Gestão de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (Maceió).