• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Nova realidade: com participação do MPT, Município de Coruripe oficializa contratação de associação de catadores para realizar serviço de coleta seletiva

Nova realidade: com participação do MPT, Município de Coruripe oficializa contratação de associação de catadores para realizar serviço de coleta seletiva

Formalização irá beneficiar trabalhadores que dependem da coleta de materiais recicláveis; assinatura é resultado de mediação conduzida pelo MPT, que defende a garantia formal de renda para os catadores e a valorização da atividade

A formalização do serviço de coleta seletiva realizado por cooperativas ou associação de catadores está se tornando realidade em Alagoas e levando renda para trabalhadores que dependem da atividade. Na última segunda-feira (5), com participação do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Município de Coruripe oficializou a contratação da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de São José (Ascamare) para realizar a coleta dos reciclados na cidade.

Procurador-chefe Rafael Gazzaneo (à esq.) conduziu mediação para buscar formalização da coleta no município (Fotos: Dean Almeida/Prefeitura de Coruripe)
Procurador-chefe Rafael Gazzaneo (à esq.) conduziu mediação para buscar formalização da coleta no município (Fotos: Dean Almeida/Prefeitura de Coruripe)

Com a assinatura, a Asmacare vai fazer a coleta seletiva de maneira formal em Coruripe, seguindo todos os trâmites e amparados nas Leis vigentes. A contratação é resultado de mediação conduzida pelo MPT junto a gestores públicos do município, trabalhadores e organizações da sociedade civil, e realizada para conscientizar os envolvidos sobre a importância de levar renda e valorizar o trabalho realizado pelo segmento que atua com a coleta seletiva.

O procurador-chefe do MPT em Alagoas, Rafael Gazzaneo, participou da assinatura do contrato e afirmou que a formalização da atividade em Coruripe leva dignidade a trabalhadores que já realizavam essa atividade há mais tempo.

“Estamos honrados em participar deste momento. Este ato dignifica os catadores e catadoras de Coruripe, ao tempo que, a partir de hoje, passam a receber remuneração pelo trabalho, trabalho que já é desempenhado há um bom tempo. Hoje o município reconhece o trabalho deles e com isso, acredito que Coruripe e seus habitantes terão grandes benefícios. E também o meio ambiente, quem mais ganha com a coleta seletiva de materiais recicláveis”, enfatizou.

Já o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, comentou que o papel da população é importante para que a coleta seja feita da maneira adequada e para que as ações ambientais sejam efetivadas. “Queremos que a população se engaje nesta iniciativa, para que possa nos ajudar na coleta correta de materiais recicláveis. Este ato também requer o envolvimento de todos para que tudo ocorra bem e que as políticas ambientais possam surtir efeito dentro do município”.

A secretária de Meio Ambiente do Município, Luana Spotorno, também falou sobre a importância da formalização e lembrou que 11 famílias serão beneficiadas com a contratação. “Este número pode crescer com os recursos que serão repassados pelo município. Com os repasses mensais, eles vão conseguir prestar um serviço de qualidade. Para que este ato acontecesse, estamos lutando desde o início da gestão, com capacitações e apoio técnico”, explicou.

Com a contratação da Ascamare, a formalização do serviço de coleta seletiva se torna um importante passo para conscientizar gestores públicos do interior do estado a expandirem a iniciativa. No final do mês de maio, as Cooperativas Coopvila, Cooplum, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes comemoraram a renovação do contrato com o Município de Maceió que irá ampliar de 16 mil para 50 mil o número de residências que serão atendidas por catadoras e catadores.

Com informações de Ascom/Prefeitura de Coruripe

MPT, município de Coruripe e cooperados comemoraram assinatura de contrato
MPT, município de Coruripe e cooperados comemoraram assinatura de contrato

Imprimir