• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Procuradora do MPT participa de evento de capacitação para profissionais da rede de proteção infantojuvenil

Procuradora do MPT participa de evento de capacitação para profissionais da rede de proteção infantojuvenil

II Seminário de Formação para Profissionais que integram a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente será realizado em Maceió no período de 12 a 14 de abril

Maceió/AL - Representando o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente de Alagoas (Fetipat/AL), a procuradora Cláudia Soares participou, nesta terça-feira (12), da solenidade de abertura do “II Seminário de Formação para Profissionais que integram a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente”. O evento ocorre no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, no período de 12 a 14 de abril. 

Com diversos especialistas convidados, o seminário abordará temas como violência sexual infantojuvenil, sistema de garantia de direitos, integração operacional e políticas públicas, além de legislações destinadas à proteção de crianças e adolescentes. Para Soares, trata-se de uma oportunidade de rearticulação da rede de proteção infantojuvenil no estado.

Procuradora do MPT Cláudia Soares destaca rearticulação da rede de proteção a crianças e adolescentes após dois anos de pandemia (Foto: Ascom/MPT)
Procuradora do MPT Cláudia Soares destaca rearticulação da rede de proteção a crianças e adolescentes após dois anos de pandemia (Foto: Ascom/MPT)

“Depois de tanto tempo de atuação isolada das instituições, estar hoje aqui reunido com os diversos atores e entidades é um marco nessa retomada das atividades presenciais. A pandemia, de certa forma, afastou e desarticulou a própria rede de proteção, chegando a desconstruir as relações que foram estabelecidas ao longo de tanto tempo. Atuar em rede é atuar em comunicação e diálogo permanente com todos os atores que a compõem.”disse a titular da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (COORDINFÂNCIA) do MPT em Alagoas, que também promoverá um evento de capacitação para conselheiros tutelares ainda em 2022.

Soares destacou os impactos dos dois anos de pandemia de Covid-19 no cenário de trabalho infantil no país: “A pandemia agravou as desigualdades sociais, a informalidade, o desemprego, a vulnerabilidade social das famílias e, consequentemente, aumentou os índices de trabalho precoce e a violência às crianças e aos adolescentes. Essas demandas vão chegar à rede de proteção, que deverá estar capacitada, articulada e fortalecida para responder a elas com qualidade e efetividade”.

Representante do MPT e do Fetipat acompanha seminário que conta com profissionais especializados para capacitação da rede de atendimento (Foto: Ascom/MPT)
Representante do MPT e do Fetipat acompanha seminário que conta com profissionais especializados para capacitação da rede de atendimento (Foto: Ascom/MPT)

Ao lado da representante do MPT e do Fetipat, estivem presentes no evento vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa; a deputada estadual Jó Pereira; o vereador Zé Márcio Filho; o secretário municipal de Assistência Social de Maceió, Carlos Jorge; o presidente da Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Diego Alves; o adolescente Pedro Lorena; e o presidente da Associação dos Conselhos Tutelares e ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas (Acectal), Arildo Alves.

Confira aqui a programação completa do seminário.

Imprimir