MPT e Colégio Santíssima Trindade realizam dia de ação educativa pela saúde e segurança no trabalho
Atividades de pintura, literatura, simulação de acidentes e concurso de redação despertaram em alunos e funcionários a importância da preservação do trabalho seguro
Maceió/AL – Na última sexta-feira, 5, o Colégio Santíssima Trindade levou a alunos, professores, funcionários e toda a comunidade escolar uma série de atividades educativas voltadas para um assunto especial: a saúde e segurança no meio ambiente do trabalho. A ideia de realizar a ação partiu de um acordo judicial firmado entre o colégio e o Ministério Público do Trabalho (MPT), em fevereiro deste ano.
Ao longo da manhã, diversas atividades de pintura, colagem, literatura de cordel, simulação de acidentes e concurso de redação envolveram os estudantes - desde a educação infantil até o ensino médio - com a temática sobre o meio ambiente do trabalho. A ação teve início com uma encenação teatral que reuniu “profissionais” de diversas áreas e seguiu com uma simulação - realizada pelos estudantes - que mostrou as consequências, para o trabalhador, quando uma atividade é realizada sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) necessários.
As crianças também participaram das atividades. Os alunos da educação infantil realizaram colagem com figuras de equipamentos utilizados pelo trabalhador e os estudantes de séries maiores fizeram pinturas em tela e produziram maquetes de lavouras, hospitais, construção civil e outras áreas, comparando situações de trabalho com irregularidades e com um ambiente de trabalho seguro. Já os estudantes do ensino médio produziram versos de literatura de cordel que falavam do desafio e necessidade diária dos trabalhadores.
A ação realizada pelo MPT e Colégio Santíssima Trindade também estimulou estudantes dos ensinos fundamental e médio a produzirem textos voltados sobre o assunto. Os alunos foram premiados e receberam certificados pelas melhores redações com o tema “A Importância da Preservação de um Ambiente de Trabalho Saudável”.
Para a procuradora do Trabalho Adir de Abreu, que considerou o evento sensacional, a iniciativa de envolver crianças e adolescentes com o tema saúde e segurança no trabalho tem o objetivo de despertar na sociedade, desde cedo, a ideia de um ambiente laboral saudável, sem qualquer risco ao empregado.
“Desde 2014 o MPT trabalhou com diversos estabelecimentos particulares de ensino para a implementação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. No presente caso, entendeu-se melhor, além da constituição da CIPA, fazer um acordo, o qual deu origem à ação educativa no colégio Santíssima Trindade. A referida ideia foi conjuntamente definida na 10ª Vara do Trabalho de Maceió, pelo juiz Alonso Cavalcante Filho”, explicou Adir de Abreu.