• Informe-se
  • Notícias
  • Projeto do MPT, MPE e Senar leva proposta de capacitação rural a adolescentes em medida socioeducativa

Projeto do MPT, MPE e Senar leva proposta de capacitação rural a adolescentes em medida socioeducativa

Em visita a unidades de internação de Maceió, representantes das instituições verificaram condições físicas dos espaços que serão utilizados para a realização dos cursos de capacitação

Maceió/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Estadual (MPE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AL) deram mais um passo no projeto que visa oferecer qualificação profissional a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Alagoas. Durante visita às unidades de internação de Maceió, na última segunda-feira, 21, representantes das três instituições verificaram as condições físicas dos espaços que o Senar deverá utilizar para a realização dos cursos de capacitação.

Na Unidade de Internação Feminina, no bairro da Serraria, onde atualmente há 19 adolescentes, a proposta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é oferecer o curso de corte e costura, que inclui moda íntima, moda básica e moda praia, e capacitação voltada à produção de bolos, tortas, biscoitos e toda a cadeia de alimentos. Já na Unidade de Internação Masculina Extensão II, no bairro do Tabuleiro do Martins, os adolescentes serão capacitados com os cursos de avicultura, piscicultura e horticultura, a partir do aproveitamento de espaços existentes na própria unidade.

O objetivo desta fase do projeto, explicou a procuradora do MPT Virgínia Ferreira, é capacitar os adolescentes para o mercado de trabalho, através de cursos profissionalizantes, bem como possibilitar a contratação como aprendizes, possibilitando que os empreendimentos rurais deem oportunidade a esses jovens, que estão em fase de ressocialização, de uma mudança de vida.

“Estamos buscando o cumprimento da lei de aprendizagem e ao mesmo tempo sensibilizando os produtores rurais, para que absorvam esses jovens como aprendizes, caso não possuam condições de ter aprendizes em suas propriedades. Nosso objetivo é dar oportunidade para que esses meninos e meninas, após cumprirem a medida, tenham condições de enfrentar uma vida normal e uma oportunidade de mudar suas vidas”, explicou.

Segundo a coordenadora do Departamento Técnico do Senar Alagoas, Graziela Freitas, a instituição poderá ofertar o curso de Administração Rural para os adolescentes, ressaltando que o SENAR objetiva auxiliar os produtores a cumprirem a cota de aprendizagem e garantir qualificação profissional aos jovens, melhorando a qualidade da mão de obra do campo. O Senar está disposto oferece cursos profissionalizantes para esses meninos e meninas que estão sem acesso a oportunidades, para que, ao saírem das unidades, possam ter uma outra visão do mundo e estejam profissionalizados para uma possível oportunidade no mercado de trabalho”, destacou Graziela.

Para a promotora de Justiça Marília Cerqueira, da 12ª Vara de Infância e Juventude de Alagoas, os cursos são uma oportunidade única para esses jovens superarem a condição de adolescentes em conflito com a lei. “A maioria desses adolescentes não chegou a ter nenhuma oportunidade, então eles precisam ter chance dessa ressocialização, uma perspectiva de serem, de fato, cidadãos. Diferentemente dos adultos, os jovens estão na fase de transformação, então se investirmos com esse tipo de iniciativa, somos capazes de transformá-los”, disse a promotora.

Representantes das instituições verificaram condições físicas dos espaços que serão utilizados para a realização dos cursos de capacitação (Foto: Rafael Maia/MPT)
Representantes das instituições verificaram condições físicas dos espaços que serão utilizados para a realização dos cursos de capacitação (Foto: Rafael Maia/MPT)

Imprimir