• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Após ser denunciada por atrasar salários de empregados, Usina Porto Alegre terá que comprovar pagamentos

Após ser denunciada por atrasar salários de empregados, Usina Porto Alegre terá que comprovar pagamentos

Maceió/AL – Após participar de audiência no Ministério Público do Trabalho, na última segunda-feira (10), representantes da Destilaria Porto Alegre deverão comprovar a regularidade no pagamento de salários dos empregados da usina. Após o MPT receber denúncia sobre irregularidades na empresa, em julho deste ano, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL) constatou que a Porto Alegre havia atrasado o pagamento de férias e verbas rescisórias, não havia pago adicional de periculosidade a vigilantes e não realizou corretamente o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A SRTE ainda constatou problemas na jornada de trabalho dos empregados.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/AL) e representantes de sindicatos de trabalhadores rurais dos municípios de Novo Lino, Colônia Leopoldina, Joaquim Gomes e Jundiá estiveram reunidos com a Procuradora-chefe Virgínia Ferreira, no dia 07 deste mês, para discutir a situação. O secretário de Assalariados da Fetag, Cícero Domingos, afirmou que o salário de setembro e as férias referentes ao mesmo período foram pagos no início de novembro, mas trabalhadores presentes na audiência relataram que parte do salário quinzenal ainda não foi quitada.

A Usina Porto Alegre tem dois meses para comprovar ao Ministério Público do Trabalho o pagamento de todos os salários, férias e outros direitos relatados pelos trabalhadores. Representantes da Porto Alegre alegaram que, por a usina ser cooperada, o repasse financeiro semanal não havia sido feito devido à crise enfrentada pelo setor sucroalcooleiro no estado.

Ambulância sem equipamentos

De acordo com a mesma denúncia, a ambulância localizada na usina – para casos de urgência e emergência - não possuía maca e colar cervical para resgates, mas os trabalhadores afirmaram que todos os equipamentos do veículo estão completos.

A usina Porto Alegre tem dez dias - a partir do dia 10/11/2014 – para apresentar fotos que comprovem que o veículo esteja padronizado para situações de resgate.

 

IC Nº 000830.2014.19.000/3

Imprimir