MPT/AL participa do Segundo Mutirão Vaga Inclusiva de Trabalho
Ação cria oportunidade de inclusão para pessoas com deficiência e facilita acesso às vagas ofertadas por empresas
Rio Largo/AL - O procurador do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) Matheus Gama Correia participou, nessa quinta-feira (28), do “Segundo Mutirão Vaga Inclusiva”, iniciativa que tem como propósito a inclusão de pessoas com deficiência em vagas de trabalho. A ação é fruto de uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT-AL), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTe), a Secretaria Estadual da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), o MPT e a Prefeitura de Rio Largo.
O evento visa promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por isto foram ofertadas 357 vagas de emprego no município de Rio Largo e nas cidades circunvizinhas, com salários que podem chegar a R$ 5 mil. Segundo a organização, 180 pessoas realizaram cadastro durante o evento, sendo 152 entrevistadas e encaminhadas para processos seletivos e de contratação.
A iniciativa deve reduzir assim as barreiras que dificultam o acesso ao mercado de trabalho para esse público. Por isso, a ação mobilizou empresas de diversos setores, especialmente do setor açucareiro de Rio Largo e da região.
Para o procurador do MPT, a iniciativa contribui para efetivar as ações judiciais patrocinadas pelo órgão ministerial. "Ingressamos com ações na justiça pedindo que as empresas cumpram a lei e contratem pessoas com deficiência. Elas alegam, muitas vezes, que abrem as vagas, mas não aparecem candidatos. Os mutirões encerram essa justificativa e efetivam a decisão judicial", disse Matheus Correia.
Já em sua segunda edição, o projeto tem se consolidado como uma ferramenta eficaz de inclusão social e laboral. A primeira edição foi realizada em Maceió, no mês de setembro de 2023, e teve como resultado cerca de 100 pessoas contratadas e mais de 400 atendidas.