Procurador do MPT ministra palestra sobre assédio moral para profissionais do HGE

Rodrigo Alencar ressaltou importância de difundir o tema do assédio junto a empresas e instituições para conscientizá-las a adotar medidas de prevenção e combate a esse tipo de prática

Maceió/AL – O procurador do MPT Rodrigo Alencar apresentou a profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE), durante palestra realizada na manhã da última quarta-feira (31), o conceito de assédio moral e a importância de garantir medidas para preservar a saúde mental do trabalhador. A prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho é um dos temas de atuação do Ministério Público do Trabalho.

Rodrigo Alencar ressaltou importância de difundir o tema do assédio junto a empresas e instituições (Fotos: Ascom MPT/AL)
Rodrigo Alencar ressaltou importância de difundir o tema do assédio junto a empresas e instituições (Fotos: Ascom MPT/AL)

Rodrigo Alencar explicou que as práticas abusivas e que atentam à dignidade psíquica do indivíduo são características que identificam o assédio moral no trabalho. O procurador do MPT lembrou que, em regra, o assédio ocorre quando essas condutas acontecem de maneira repetitiva, mas, segundo ele, já há exceções que podem identificar o assédio em casos isolados.

O procurador afirmou que a palestra realizada no HGE é um exemplo importante para difundir o tema do assédio junto a empresas e instituições e fundamental para conscientizá-las a adotar medidas de prevenção e combate a esse tipo de prática. Segundo Alencar, também é preciso despertar na sociedade uma reflexão sobre por que as pessoas praticam o assédio.

“Estive no HGE para falar sobre assédio moral, para que as pessoas conheçam, de fato, o que caracteriza o assédio, quais são as suas consequências e suas características. Esse tipo de debate é fundamental, tanto no serviço público como no âmbito privado, para a adoção de medidas que possam evitar o assédio no trabalho e, também, para despertar na sociedade uma reflexão sobre as causas do assédio”, afirmou.

Além do tema Assédio Moral, o procurador também falou sobre o assédio sexual no ambiente de trabalho, caracterizado pelo ato de constranger alguém para obter vantagem ou favorecimento sexual. Também foram temas da palestra o assédio moral organizacional, que ocorre quando há um processo contínuo de condutas abusivas nas empresas, a exemplo do cumprimento de metas excessivas e humilhantes; e o assédio eleitoral, que acontece quando trabalhadores são coagidos, direta ou indiretamente, a votar ou não votar em determinado candidato ou partido.

Durante a palestra, Rodrigo Alencar lembrou que as consequências do assédio para o trabalhador são inúmeras, a exemplo de tensão, ansiedade, cansaço, depressão e prejuízo no rendimento profissional. Mas a empresa na qual ocorreu o assédio, lembra o procurador, também sente os efeitos da prática através da queda de produtividade, rotatividade de mão de obra e responsabilidade civil pela prática abusiva.

Procurador falou sobre as características do assédio e sobre as consequências para o trabalhador
Procurador falou sobre as características do assédio e sobre as consequências para o trabalhador

Como denunciar

Para denunciar o assédio e outras irregularidades no ambiente laboral, o trabalhador pode fazer a denúncia ao MPT em Alagoas, pelos telefones 3201-5000 (Maceió) ou 3521-9250 (Arapiraca); através do site prt19.mpt.mp.br; por meio do aplicativo de celular MPT Pardal; ou ir pessoalmente à sede da Procuradoria Regional do Trabalho, em Maceió, ou na Procuradoria do Trabalho em Arapiraca.

A denúncia pode ser feita de forma anônima.

Imprimir