Procurador do MPT lança livro sobre a exploração do trabalho na sociedade contemporânea

Na obra “Sub-humanos: o capitalismo e a metamorfose da escravidão”, Tiago Cavalcanti propõe um olhar crítico a respeito da trajetória histórica do trabalho humano e busca alternativas para uma vida digna e livre para a sociedade; prefácio da obra é de Boaventura de Sousa Santos, que destacou o livro como um dos mais notáveis da teoria crítica do direito

Maceió/AL – Com uma reflexão sobre as várias faces da exploração do trabalho em diferentes conformações sociais, o procurador do MPT Tiago Muniz Cavalcanti – lotado na Procuradoria do Trabalho em Arapiraca - lança oficialmente, nesta quarta-feira (15), o livro “Sub-humanos: o capitalismo e a metamorfose da escravidão”. A obra propõe um olhar crítico a respeito da trajetória histórica do trabalho humano e busca alternativas que possibilitem uma vida digna e livre para a sociedade.

Obra propõe um olhar crítico a respeito da trajetória histórica do trabalho humano e busca alternativas que possibilitem uma vida digna e livre para a sociedade (Divulgação/Boitempo Editorial)
Obra propõe um olhar crítico a respeito da trajetória histórica do trabalho humano e busca alternativas que possibilitem uma vida digna e livre para a sociedade (Divulgação/Boitempo Editorial)

A primeira seção do livro traz uma abordagem sobre a ausência de liberdade e a negação da humanidade nas sociedades pré-capitalistas. Na segunda seção, Cavalcanti faz uma análise da exploração do trabalho nas sociedades contemporâneas, ao classificar a classe trabalhadora em duas categorias - os semilivres e os sub-humanos -, e investiga as metamorfoses que conferiram um novo feitio social às escravidões antigas. Já a terceira seção da obra propõe um futuro de liberdade e humanidade e a garantia de uma existência digna para a toda a comunidade global.

Autor da obra, Tiago Cavalcanti ressalta que o livro, além de fazer um diagnóstico da exploração do trabalho humano no atual formato de sociedade, pretende dar início ao debate para aliviar o sofrimento da classe trabalhadora e garantir uma vida digna para todos. “Garantir dignidade a todos os seres humanos e, com isso, erradicar o trabalho escravo demandam uma transformação profunda no atual padrão civilizacional”, complementou o procurador.

Procurador Tiago Cavalcanti afirmou que é preciso uma transformação profunda no atual padrão civilizacional para garantir dignidade a todos os seres humanos (Ascom MPT/Arquivo)
Procurador Tiago Cavalcanti afirmou que é preciso uma transformação profunda no atual padrão civilizacional para garantir dignidade a todos os seres humanos (Ascom MPT/Arquivo)

O prefácio do livro é de Boaventura de Sousa Santos, professor da Faculdade de Economia de Coimbra, em Portugal, diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Boaventura destaca a obra como uma das mais notáveis da teoria crítica do Direito e ressalta que o autor analisa as relações trabalhistas com base em conceitos de liberdade e humanidade e suas ausências, articulando Direito, Sociologia e História.

“Este é um dos livros mais notáveis de sociologia e de teoria crítica do direito que li em tempos recentes. Tiago Cavalcanti permite-nos restituir uma nova credibilidade ao estudo e ao uso emancipador do direito como uma das formas ou dos campos de luta a que se deve recorrer para conquistar os objetivos da autodeterminação dos povos e da justiça social”, afirma Boaventura em trecho do prefácio.

O livro será lançado pela Boitempo Editorial, às 18h30, na TV Boitempo no youtube, em https://www.youtube.com/c/TVBoitempo . A obra faz parte da coleção Mundo do Trabalho e tem a coordenação de Ricardo Antunes e Conselho Editorial de Graça Druck, Luci Praun, Marco Aurélio Santana, Murillo van der Laan, Ricardo Festi e Ruy Braga.

Com informações de Boitempo Editorial

Imprimir