• Informe-se
  • Notícias
  • MPT e Cerest promovem capacitação sobre acidentes com eletricidade

MPT e Cerest promovem capacitação sobre acidentes com eletricidade

Ministério Público do Trabalho sediará atividade que aborda a Norma Regulamentadora nos meses de maio e junho 

Maceió/AL - O Ministério Público do Trabalho e o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió promovem, durante os meses de maio e junho, uma capacitação sobre a Norma Regulamentadora nº 10 (NR 10), que trata da segurança de profissionais responsáveis por instalações e serviços em eletricidade. O treinamento será realizado nas dependências do MPT. 

De acordo com Paulo César Fernandes, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho do Cerest, esse treinamento tem como foco fornecer informações sobre um grave problema que afeta a saúde do trabalhador. 

“Nesse treinamento, que conta com a presença de médicos, enfermeiros, psicólogos, engenheiros, vamos falar da capacidade de exercer uma inspeção de forma mais segura e com um olhar mais específico nessa área tão perigosa que é a eletricidade”, explicou.

Essa ação solidifica cada vez mais a parceria do MPT e do Cerest Regional Maceió na prevenção dos acidentes de trabalho no setor elétrico, onde essa capacitação trará maior atenção por parte dessas instituições nas abordagens das suas ações.

Participam da capacitação, os peritos engenheiros Fernando Garcia e Joceílton Rodrigues, os médicos do Trabalho Tereza Barbosa e Ricardo Rosa, a enfermeira do Trabalho Andréa Maia, a técnica de enfermagem Bruna Omena, a residente da Uncisal Viviane Pires e a psicóloga do Cícera Soares.

Acidentes com eletricidade

Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no período de janeiro de 2016 a março de 2017, o Brasil teve 782 mortes relacionadas à eletricidade (choque elétrico, raios e incêndios por curto-circuito), isso representa uma média de duas mortes por dia.

O nordeste foi a região que mais teve casos, 271, seguido do sudeste com 116 e do sul com 109.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

 

Imprimir