• Informe-se
  • Notícias
  • No Dia Mundial da Criança, estudante de 12 anos se torna procuradora do MPT por um dia

No Dia Mundial da Criança, estudante de 12 anos se torna procuradora do MPT por um dia

Mikelly Melo e dezenas de crianças assumiram cargos públicos de forma simbólica, em Maceió, e conheceram de perto o dia a dia dos profissionais que atuam pela garantia de seus direitos

Maceió/AL – A estudante Mikelly Melo, que reside em Maceió, vivenciou um dia especial na última quinta-feira, 21: ela se tornou procuradora mirim do Ministério Público do Trabalho (MPT) por um dia, junto com diversas outras crianças empossadas simbolicamente para ocupar cargos públicos. A ação foi realizada pela prefeitura de Maceió em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em alusão aos 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança.

Ao lado da procuradora Virgínia Ferreira, Mikelly Melo conheceu de perto o trabalho desenvolvido por um procurador do MPT (Fotos: Rafael Maia/Ascom MPT)
Ao lado da procuradora Virgínia Ferreira, Mikelly Melo conheceu de perto o trabalho desenvolvido por um procurador do MPT (Fotos: Rafael Maia/Ascom MPT)

A jovem de apenas 12 anos, que vive no bairro de Ipioca e integra um projeto social na comunidade, passou o dia ao lado da procuradora do MPT Virgínia Ferreira, e teve a oportunidade de conhecer o trabalho diário da instituição na busca por garantias trabalhistas. Após ser empossada procuradora mirim, Mikelly participou de uma sessão ordinária no Tribunal Regional do Trabalho, cuja participação do MPT é fundamental para o julgamento de processos trabalhistas; e também acompanhou audiência realizada pela procuradora Virgínia Ferreira no Ministério Público do Trabalho.

Procuradora mirim se preparando para assistir a uma sessão no Tribunal Regional do Trabalho
Procuradora mirim se preparando para assistir a uma sessão no Tribunal Regional do Trabalho

“Estou gostando de ser procuradora mirim. O procurador trabalha pelas crianças que sofrem, e as crianças ajudam a construir um mundo melhor. Toda criança deve estudar para ser alguém na vida”, disse a pequena Mikelly. Ao ser perguntada sobre que profissão quer seguir quando crescer, a jovem procuradora foi enfática ao dizer que pretende ser psicóloga. “Quero ser psicóloga para ajudar outras pessoas. Não podemos pensar apenas nos nossos problemas, mas nos problemas dos outros”, afirmou. Ao final do dia, perguntada novamente, afirmou agora estar em dúvida sobre qual profissão seguirá.

A procuradora do MPT Virgínia Ferreira, colega de trabalho da pequena Mikelly durante as comemorações do Dia da Criança, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Maceió, com apoio da UNICEF, e afirmou que a experiência foi inesquecível e gratificante. “Esse momento ficará em nossas memórias. Ofertar a uma criança a oportunidade de conhecer o dia de um agente do Ministério Público do Trabalho, que tem como missão fazer cumprir os direitos sociais previstos na Constituição Federal e nas leis de nosso país, especialmente as voltadas à proteção da infância, nos faz renovar a esperança no futuro. Mikelly poderá ser o que quiser na sua vida, desde que seja estimulada e protegida. Espero ter despertado nela a vontade de ser minha futura colega”.

A atividade aconteceu no mundo todo e fez parte das comemorações da data, como forma de conscientizar a população sobre os problemas que as crianças enfrentam. O chefe do Unicef para o território semi-árido, Dennis Larsen, destacou a importância da garantia de direitos a crianças. “A participação das crianças é um direito que foi instaurado há 30 anos. Antes as crianças eram sujeitos de caridade e hoje elas são sujeitos de direitos, é um direito ser ouvido e participar, junto com os direitos de educação, saúde e proteção”, ressaltou.

Com informações ascom Prefeitura de Maceió

Mikelly e dezenas de crianças foram empossadas simbolicamente em cargos públicos, em comemoração aos 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança
Mikelly e dezenas de crianças foram empossadas simbolicamente em cargos públicos, em comemoração aos 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança

Imprimir