Escolas públicas de União dos Palmares e Maceió se classificam para a etapa nacional do Prêmio MPT na Escola

Escrito por Rafael Maia em .

Concurso nacional premiará os melhores trabalhos produzidos por alunos de escolas de ensino fundamental participantes do projeto em todo o Brasil

Maceió/AL – Sete escolas de União dos Palmares e três escolas de Maceió venceram a etapa regional do Prêmio MPT na Escola e irão representar Alagoas na premiação nacional de 2019, prevista para acontecer em dezembro deste ano, em Brasília. O concurso, idealizado pelo Ministério Público do Trabalho e realizado em todo o Brasil, premia estudantes de ensino fundamental de escolas públicas pelos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais sobre o tema trabalho infantil.

Pelo Município de União dos Palmares, conquistaram o 1º lugar na categoria Desenho a Escola Salomé da Rocha Barros (Grupo 1) e a Escola Padre Donald R. Macgillivray (Grupo 2); na categoria Curta-Metragem, venceram a Escola Padre Donald R. Macgillivray (Grupo 1) e a Escola Joaquim Gomes de Araújo (Grupo 2); a Escola Laura Pereira da Silva venceu na categoria Conto (Grupo 2); a Escola Municipal João Costa de Oliveira venceu na categoria Música (Grupo 2); e, na categoria Poesia, venceu a Escola Maria Mariá de Castro Sarmento (Grupo 2).

Já no Município de Maceió, venceram em 1º lugar a Escola Municipal João Feitosa, na categoria Conto (Grupo 1); a Escola Municipal Pedro Suruagy, na categoria Música (Grupo 1); e, na categoria Poesia, venceu a Escola Audival Amélio da Silva (Grupo 1). Na edição deste ano, alunos do 4º e 5º anos das escolas integraram o Grupo 1, enquanto estudantes do 6º e 7º anos participaram pelo Grupo 2.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho em Alagoas e titular da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Virgínia Ferreira, salientou o objetivo maior do Prêmio MPT na Escola, que é de disseminar para estudantes, professores, pais de alunos e toda a comunidade escolar a necessidade de afastar as crianças do trabalho infantil, mantê-las na escola e permitir que vivam a infância em sua plenitude.

“O Projeto MPT na Escola tem trazido à reflexão, nas salas de aula, o problema do trabalho infantil, que é tão prejudicial para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual de nossas crianças. Através de manifestações artísticas, concretizadas em desenhos, músicas, poesias, contos e curtas-metragens, observamos o quanto nossas crianças são criativas e talentosas. Apreciar os trabalhos produzidos acalenta nossa alma e nos faz acreditar que temos muito potencial para nos tornarmos uma nação próspera e desenvolvida. Basta apenas que seja dada oportunidade para que as crianças cheguem à escola e lá permaneçam durante toda sua formação”, disse Virgínia.

Confira no final do texto a relação completa dos vencedores.

O projeto

O Prêmio MPT na Escola integra um dos eixos do Projeto Resgate a Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, e tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. O prêmio busca reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Em Alagoas, o MPT iniciou as ações do projeto em maio de 2018, quando apresentou a professores e coordenadores pedagógicos de escolas de Maceió, Maragogi, Murici e União dos Palmares as orientações necessárias sobre como abordar o tema trabalho infantil em sala de aula. Para a edição de 2020, o objetivo do MPT é ampliar a participação de escolas de outros municípios nas ações educativas de prevenção e combate ao trabalho infantil.

 

Lista dos vencedores – Etapa regional 2019

1° colocado - Grupo 1 - Desenho

Título: Combate ao Trabalho Infantil

Município: União dos Palmares/AL

Escola: Escola Municipal Salomé da Rocha Barros

Aluna: Elaine Cristina dos Santos

 

1° colocado - Grupo 2 - Desenho

Título: A profissionalização do jovem é o futuro garantido

Município: União dos Palmares/AL

Escola: Escola Municipal Padre Donald R. Macgillivray

Alunos: Erick Cabral da Silva e Wanderson dos Santos Neves

 

1° colocado - Grupo 1 - Curta-metragem

Título: Trabalho infantil: criança tem o direito de ler e aprender, trabalhar só quando crescer

Município: União dos Palmares/AL

Escola: Escola Municipal Padre Donald R. Macgillivray

Alunos: Alejandro Cardoso da Silva, Virgínia Vitória Alves da Silva, Andrevesson Ezequiel dos Santos Tenório e Tawan Alessandra da Silva Pereira

 

1° colocado - Grupo 2 - Curta-metragem

Título: A educação transforma o mundo

Município: União dos Palmares/AL

Escola: Escola Municipal Joaquim Gomes de Araújo

Alunos: Patrícia Pimentel da Silva, Anne Evelyn Feitosa da Silva, Carlos André M. Gomes e Maria Eloisa Romão Vieira

 

1° colocado - Grupo 1 - Conto

Título: Sinal verde para a escola

Município: Maceió /AL

Escola: Escola Municipal João Feitosa

Aluna: Antonella Andrade dos Santos

 

1° colocado - Grupo 2 - Conto

Título : O que serei quando crescer?

Município: União dos Palmares/AL

Escola: Escola Municipal Laura Pereira da Silva

Aluna: Gerlayne Ferreira da Silva

 

1° colocado - Grupo 1 - Música

Título: Os direitos das crianças

Município: Maceió /AL

Escola: Escola Municipal Pedro Suruagy

Alunos: Thamara Karyne dos Santos Rodrigues, José Eduardo Fernandes da Silva, Emile Rayane Ferreira de Freitas, Danilo Vieira Lira e Bruno Thiago Serafim Silva.

 

1° colocado - Grupo 2 - Música

Título: O trabalho do adolescente e a escola

Município: União dos Palmares/AL

Escola: Escola Municipal João Costa de Oliveira

Alunos: Maria Luiza dos S. Silva, Mateus Viana da Silva, José Philipe lavrada Silva, Kauã dos Santos Galdino e Weslany Félix da C. Vieira

 

1° colocado - Grupo 1 - Poesia

Título: Trabalho infantil tem que ter punição

Município: Maceió /AL

Escola: Escola Municipal Audival Amélio da Silva

Aluno: José Mezaqui Almeida da Silva

 

1° colocado - Grupo 2 - Poesia

Título: Trabalho infantil

Município: União dos Palmares/AL

Escola: Escola Municipal Maria Mariá de Castro Sarmento

Aluna: Yasmim Silvestre da Silva

Imprimir