• Informe-se
  • Notícias
  • Procuradora do MPT defende medidas sociais imediatas para moradores do Pinheiro

Procuradora do MPT defende medidas sociais imediatas para moradores do Pinheiro

Rosemeire Lôbo participou de workshop que definiu ações institucionais em defesa da população 

Maceió/AL – Representando o Ministério Público do Trabalho, a procuradora Rosemeire Lôbo participou, nesta quinta-feira (14), do Workshop “Situação Social, Geológica e Política: plano de ação para a recuperação do bairro do Pinheiro", realizado no Hotel Jatiúca. O evento reuniu dezenas de representantes do poder público e da sociedade civil organizada para definir medidas de apoio à população da localidade, que vem sofrendo com afundamentos do solo e rachaduras em casas e edifícios desde 2018, além da evacuação de suas residências. 

O workshop foi organizado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas e teve como objetivos ampliar e divulgar a informação sobre a situação real do bairro com a visão das instituições e empresas presentes; e apontar necessidades às pesquisas em andamento para que seus resultados auxiliem, de forma clara e efetiva, a tomada de decisão dos gestores públicos e privados.

“O único consenso entre os presentes é que há necessidade de evacuação da zona vermelha. A minha participação foi no sentido de que é possível trabalhar no resguardo da vida, mas também atuar, paralela e imediatamente, nem que seja de forma paliativa, nas questões sociais, como a evasão escolar de crianças e adolescentes do bairro e os prejuízos à atividade econômica, que podem ser minimizados com articulações ágeis entre as instituições e por meio de medidas de apoio a empregadores e empregados”, disse a procuradora do Trabalho.

Procuradora do MPT falou sobre riscos à atividade econômica e evasão escolar no Pinheiro. Foto: Anderson Macena.
Procuradora do MPT falou sobre riscos à atividade econômica e evasão escolar no Pinheiro. Foto: Anderson Macena.

Rosemeire Lôbo participará de uma nova reunião com representantes do poder público e da sociedade civil organizada na próxima quarta-feira (20), a partir das 10h, na Casa da Indústria. A procuradora do MPT integra um grupo de trabalho de apoio às empresas e trabalhadores do Pinheiro.

Grupo de trabalho

O MPT defende que os empregadores e autoridades competentes deveriam estabelecer rotas de fuga para cada empreendimento em operação na região, a serem utilizadas numa situação emergencial. A instituição também atuará para evitar o aumento do trabalho infantil, que pode crescer em virtude da evasão escolar após o fechamento de unidades de ensino do bairro.

Também são defendidas linhas de crédito para empresários que perderam ou têm dificuldades para manter seus estabelecimentos, incentivo à absorção de empregados da região por outras empresas, capacitação de trabalhadores para novas qualificações profissionais, prazo maior para depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e isenção de tributos.

“O poder público e a iniciativa privada querem ajudar a comunidade do Pinheiro. Nosso objetivo é prevenir e minimizar os danos às atividades econômicas, com soluções interinstitucionais. Estamos articulados na forma de observatório, de modo que cada instituição acompanha o trabalho da outra, num sentido integrado e colaborativo”, completou Rosemeire Lôbo.

 

Imprimir