• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL

MPT oferece curso de combate ao trabalho infantil para conselheiros tutelares

Inscrições começam na próxima sexta-feira, 20; capacitação, que é gratuita, tem início em 30 de outubro

Brasília/DF - O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai oferecer, no dia 30 de outubro, um curso gratuito para capacitar conselheiros tutelares em todo o país no combate ao trabalho infantil. Serão disponibilizadas 500 vagas para a capacitação, que será realizada no formato de educação a distância. As inscrições serão abertas a partir do dia 20 de outubro no Ambiente de Aprendizagem do MPT (https://ead.mpt.mp.br).

Imprimir

MPT e MPF pedem revogação de portaria que dificulta combate ao trabalho escravo

Instituições afirmam que norma fere Código Penal, convenções internacionais e Lei de Acesso à Informação

Brasília/DF – O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) expediram, nesta terça-feira (17), recomendação pela revogação da Portaria nº 1129/2017, do Ministério do Trabalho (MTb). O texto modifica o conceito de trabalho escravo e traz novas regras sobre a publicação da Lista Suja.

Imprimir

Ministério Público do Trabalho critica portaria que modifica conceito de trabalho escravo

Norma do Ministério do Trabalho foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16)

Brasília/DF – O Ministério Público do Trabalho (MPT) criticou a publicação de uma portaria do Ministério do Trabalho que modifica o conceito de trabalho escravo e traz novas regras sobre a publicação da Lista Suja. Divulgada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16), a Portaria MTB Nº 1129/2017 dispõe sobre os conceitos de trabalho forçado, jornada exaustiva e condições análogas à de escravo para fins de concessão de seguro-desemprego ao trabalhador que vier a ser resgatado em fiscalização do Ministério do Trabalho. O MPT com o Ministério Público Federal (MPF) vai recomendar a revogação imediata da portaria. Caso isso não aconteça, o MPT tomará as providências cabíveis.

Imprimir

MPT/AL defende inclusão de recursos para infância e juventude de Maceió na LOA 2018

Procuradora do Trabalho Virgínia Ferreira se reuniu com vereador Siderlane Mendonça, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, para discutir ações que amenizem corte de verbas do Sistema Único de Assistência Social

Maceió/AL - Para discutir o fortalecimento de políticas públicas voltadas para infância e juventude da Capital, a partir da previsão de recursos específicos na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Município de 2018, o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) recebeu o vereador Siderlane Mendonça. O parlamentar preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Maceió.

Imprimir

MPT discute importância da geração de trabalho e renda na coleta seletiva durante simpósio na Unit

Procurador-chefe Rafael Gazzaneo abordou a necessidade do envolvimento do poder público em oferecer às cooperativas de materiais recicláveis a estrutura necessária para dar a esses trabalhadores condições de exercerem suas atividades de forma digna

Maceió/AL – A importância da responsabilidade socioambiental e de geração de trabalho e renda por meio da coleta seletiva em Alagoas foi assunto discutido pelo Ministério Público do Trabalho, no dia 10 de outubro, durante o 2º Simpósio Alagoano de Resíduos Sólidos. O evento promovido pela Universidade Tiradentes (Unit) visou dar contribuições à sociedade para permitir o avanço no enfrentamento de problemas decorrentes do manejo inadequado dos resíduos.

Imprimir