• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL

Ação do MPT: Trabalhadores do Comércio de Maceió têm novo piso salarial

Conquista retroativa a novembro deve aumentar número de filiados aptos a participar das eleições do sindicato 

Maceió/AL - Indicada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), a Junta Governativa do Sindicato dos Empregados no Comércio do Estado de Alagoas (SECEA/AL) homologou a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2018/2019 dos trabalhadores do setor em Maceió. O novo acordo salarial foi firmado com o Sindicato do Comércio Varejista de Maceió (Sincomércio) e é válido já para os salários de novembro deste ano. 

Imprimir

Junta Governativa dá início à organização de processo eleitoral de sindicato dos empregados do comércio

Gestão provisória indicada pelo MPT pede apoio a funcionários da SECEA/AL e convoca movimento sindical para acompanhar pleito

Maceió/AL – Em mais uma ação de reorganização do Sindicato dos Empregados no Comércio do Estado de Alagoas (SECEA/AL), a Junta Governativa, responsável por conduzir a eleição da categoria, pediu apoio aos funcionários da entidade classista para organização do pleito. A gestão provisória constatou que o sindicato possui dívidas que ultrapassam o valor de um milhão de reais, inclusive de natureza trabalhista e previdenciária. 

Imprimir

MPT em Alagoas participa de ação nacional de inspeção em hospitais psiquiátricos

Fiscalização em casa de Saúde em Arapiraca encontrou irregularidades que comprometem a saúde e segurança de trabalhadores; inspeções alcançaram cerca de 40 unidades de internação psiquiátricas no Brasil

Maceió/AL - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas participou, no último dia 5, de uma inspeção no hospital psiquiátrico Teodora Albuquerque, em Arapiraca, dentro de uma ação articulada com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério dos Direitos Humanos e Conselho Federal de Psicologia. O objetivo do MPT, em inspeções por todo o Brasil, foi atuar contra fraudes trabalhistas e observar normas de saúde e segurança de profissionais das casas de Saúde.

Imprimir

Limpeza urbana: MPT notifica empresas a quitarem verbas rescisórias de cerca de 1500 trabalhadores demitidos

Ciano e Viva Ambiental têm até 10 de dezembro para pagar rescisões trabalhistas; objetivo do MPT é garantir formalização de demissões para que trabalhadores sejam reinseridos no mercado

Maceió/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT) concedeu prazo, até 10 de dezembro deste ano, para as empresas Ciano Soluções Ambientais e Viva Ambiental quitarem as verbas rescisórias de cerca de 1500 trabalhadores que atuavam no serviço de limpeza urbana de Maceió. As demissões aconteceram após o fim do contrato de limpeza firmado junto ao município.

Imprimir

Ipaseal: MPT realiza audiência para tratar de repasses financeiros a hospitais

Negociação visa evitar atrasos salariais, de férias, de 13º salário e de FGTS em unidades de saúde

Maceió/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas realizou nova audiência, nesta segunda-feira, 3, para evitar atrasos salariais, de férias, de 13º salário e de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de empregados de hospitais em Alagoas. Representantes de diversas unidades hospitalares do estado reclamaram ao MPT o atraso no repasse de recursos financeiros por parte do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores de Alagoas, o Ipaseal. 

Imprimir