• Informe-se
  • Notícias
  • Em audiência na Câmara, MPT defende destinação prioritária de recursos para infância, adolescência e juventude

Em audiência na Câmara, MPT defende destinação prioritária de recursos para infância, adolescência e juventude

Procurador Cássio Araújo ressaltou que é preciso apresentar alternativas e soluções concretas para as pessoas mais carentes; membro do MPT ressaltou importância de recomendação feita pelos Ministérios Públicos para a destinação de recursos da LOA

Maceió/AL – Durante audiência pública realizada nesta terça-feira, 3, na Câmara de Vereadores de Maceió, o Ministério Público do Trabalho (MPT) defendeu a aplicação prioritária de recursos públicos para a infância, adolescência e juventude. A sessão solene foi realizada para discutir com a sociedade o destino dos valores que irão compor a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020.

Na ocasião, o procurador do MPT Cássio Araújo pediu a compreensão do legislativo municipal para que destine recursos de forma a garantir investimentos concretos para combater o trabalho infantil. O membro do Ministério Público do Trabalho ressaltou a importância da recomendação que o Ministério Público de Contas (MPC), Ministério Público Estadual (MPE) e o MPT expediram à Câmara Municipal para a aprovação de emendas para a promoção de políticas públicas e o aumento do orçamento de órgãos municipais voltados à infância, adolescência e juventude.

Procurador Cássio Araújo ressaltou importância de recomendação feita pelos Ministérios Públicos para alterações na LOA (Fotos: Rafael Maia/Ascom MPT)
Procurador Cássio Araújo ressaltou importância de recomendação feita pelos Ministérios Públicos para alterações na LOA (Fotos: Rafael Maia/Ascom MPT)

“Se não apresentarmos alternativas e soluções para as questões concretas das pessoas mais carentes, essas pessoas serão angariadas por outros ‘projetos’. Mas, se quisermos algo de efetivo, algo construtivo onde o ser humano seja colocado como prioridade, há a necessidade de que esses setores tenham os recursos e uma gestão adequada para que os resultados possam ser apreciados”, explicou Cássio Araújo.

A promotora do MPE Marília Cerqueira, presente à audiência, salientou a necessidade de busca de políticas voltadas à infância, ao fazer um questionamento sobre o impacto no futuro de crianças que, ainda no início da vida, não frequentam o ambiente escolar. “Temos que ter, de fato, ações concretas para que pensemos em qual o futuro nós teremos para essas crianças e, mais que o futuro, que presente estamos vivendo. Se não investirmos na criança que está fora da sala de aula, na criança que não teve a creche, para se sentir acolhida e satisfazer as suas necessidades essenciais enquanto pessoa, como ela terá mais adiante essa inclusão a nível sociofamiliar e de contexto que envolve o trabalho?”, disse a promotora.

A professora Dra. Márcia Iara Costa, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), também defendeu a efetividade na manutenção de crianças e adolescentes nas escolas e alternativas de desenvolvimento que as afastem do trabalho infantil. Márcia Costa é autora de uma pesquisa científica que identificou 522 crianças e adolescentes de escolas públicas conciliando estudos, trabalho e afazeres domésticos - 423 crianças e adolescentes foram identificados laborando nos mercados públicos.

“Se falam que trabalhar é melhor que estudar, por que há tantos jovens que cumprem medidas socioeducativas? O que aconteceu no meio do caminho para vivenciarmos essa realidade? Este é o momento para materializarmos a destinação do orçamento para políticas públicas que beneficiem a infância e adolescência. Precisamos acabar com o analfabetismo, com a evasão escolar e com diversas formas de violência que atingem nossas crianças e adolescentes, dentre elas a violência letal”, explicou Márcia Costa.

Professora Márcia Costa (Esq.) desenvolveu pesquisa científica que identificou mais de 400 crianças e adolescentes trabalhando nos mercados públicos
Professora Márcia Costa (Esq.) desenvolveu pesquisa científica que identificou mais de 400 crianças e adolescentes trabalhando nos mercados públicos

A LOA é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as receitas e despesas do ano subsequente e é composta por três orçamentos distintos: orçamento fiscal referente aos seus órgãos e entidades da administração direta e indireta, orçamento da seguridade social que abrange todas as entidades e órgãos a ele vinculados e o orçamento de investimento das empresas públicas em que o município detém a maioria do capital social.

Audiência reuniu vereadores, representantes de instituições públicas de de organizações da sociedade civil
Audiência reuniu vereadores, representantes de instituições públicas de de organizações da sociedade civil

Imprimir