Milhares de comerciários elegem nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio

Escrito por Rafael Maia em .

Eleição, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho, acontece nesta quarta-feira, 10, em diversos pontos de Maceió; pleito acontece após MPT obter na justiça o afastamento da diretoria, por irregularidades

Maceió/AL – Milhares de trabalhadores comerciários de Alagoas devem eleger, nesta quarta-feira, 10, a nova diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio (SECEA/AL). A eleição acontece após o Ministério Público do Trabalho (MPT) obter, judicialmente, o afastamento dos diretores - por irregularidades na condução do sindicato - e a nomeação de uma Junta Governativa provisória.

A eleição para o Secea acontecerá das 8h às 17h. As urnas - 47, no total - ficarão localizadas no Atacadão (Jacarecica e Tabuleiro), Casa Vieira (Centro, Cruz das Almas, Farol e Shopping Pátio), GBarbosa (Cruz das Almas, Jatiúca e Serraria), Grupo Bompreço/Walmart (Antares, Farol, Jatiúca, Sam’s Club Maceió, Pajuçara e Ponta Verde), Leroy Merlin, Maceió Distribuidora e Importadora de Alimentos Ltda., Maceió Shopping e MixFarma.

Também são locais de votação a OAB Centro, Objetiva Distribuidora, Palato (Farol e Ponta Verde), Paragominas Home Center, Paróquia de São Maxmiliano Kolbe, Parque Shopping, Shopping Pátio Maceió, Supermercado Cesta de Alimentos (Jacintinho e Tabuleiro), Supermercado Leste Oeste, Supermercado Preço Bom, Tupan Construções e Unicompra (Cambona, Cruz das Almas – Parque Shopping, Farol, Jatiúca, Ponta Grossa, Ponta Verde). A lista com o endereço de todos os locais de votação está disponível aqui.

Estarão habilitados a votar os trabalhadores com, pelo menos, seis meses de registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Os comerciários aptos deverão apresentar, no local de votação, sua CTPS ou o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) junto com um documento oficial com foto. A votação definirá a composição dos membros titulares e suplentes da Diretoria e do Conselho Fiscal do SECEA/AL, além dos delegados ao Conselho de Representantes da Federação ligada à entidade sindical.

A contagem dos votos também acontecerá no dia 10, após todas as urnas serem recolhidas. Ainda na mesma data, ocorrerão a divulgação do resultado e posse dos eleitos.

Ação judicial

A ação judicial que levou a Junta Governativa ao SECEA teve início após o MPT acolher denúncia da Central Única dos Trabalhadores de Alagoas (CUT/AL), que apontou diversas irregularidades na eleição para a direção da entidade classista em 2009.

Segundo a procuradora do MPT Adir de Abreu, foram verificados “irregularidades e desmandos cometidos pelo presidente da entidade sindical na direção do processo eleitoral”, além da “falta de publicidade do prazo para inscrição das chapas”.

Uma das principais ilegalidades apontadas foi a falsificação de diversas assinaturas na lista de votantes da eleição. A fraude foi confirmada por exame pericial determinado pela Justiça do Trabalho. A permanência do mesmo grupo na direção do SECEA por quase 30 anos também foi destacada pela representante do MPT.

Imprimir